Ciclo de vida do TOTVS Protheus: confira as alterações

Ciclo de vida do TOTVS Protheus confira as alterações

Navegue por tópicos!

Aos usuários de ERP e, neste casos, do TOTVS Protheus não é novidade as atualizações de ciclo de vida da ferramenta. Em 2021 houve mudanças no Clico de vida e nos novos releases.

Acompanhe esse texto e conheça as novidades para esse ano. 

O que é ciclo de vida

Antes de abordarmos as novidades do Protheus, vamos contextualizar o ciclo de vida e sua importância para o funcionamento de um software.

O de ciclo de vida representa todos os métodos necessários para fazer um software avançar por seus estágios de ciclo de vida. Ele também captura a estrutura em que esses métodos devem ser realizados.

Em outras palavras, o de ciclo de vida mapeia as várias atividades executadas no desenvolvimento de um software desde sua liberação até a sua expiração. Diferentes modelos de ciclo de vida podem planejar diferentes atividades de desenvolvimento necessárias para o desenvolvimento.

Durante qualquer etapa do ciclo de vida, mais de uma atividade também pode ser realizada.

Portanto, nenhuma etapa é sucedida de outra, as atividades essenciais desse ciclo acontecem durante todas as fazes.

Qual a necessidade do ciclo de vida?

Cabe a equipe de desenvolvimento do produto definir qual será o modelo de ciclo de vida mais adequado e partindo dele traçar um plano de ação.

A falta de um modelo de ciclo de vida definido pode deixar o desenvolvimento do produto sem uma sistemática apropriada e disciplinada. 

Durante o desenvolvimento do software deve ficar claro para toda a equipe, os passos que serão seguidos. Caso isso não acontece o projeto está fadado ao fracasso.

Suponha que um problema de desenvolvimento de software seja dividido em várias partes e as partes sejam atribuídas aos membros da equipe. A partir de então, suponha que o líder da equipe se sinta livre para de desenvolver as funções atribuídas a ele da maneira que quiser. 

É possível que outra pessoa comece a escrever o código de sua parte, outro pode escolher preparar os documentos de teste primeiro e algum outro engenheiro pode começar com a fase de design das funções atribuídas a ele. 

Esse desencontro de ações seria o método perfeito para o fracasso do projeto.

Com esse exemplo fica mais fácil entender a importância do ciclo de vida do projeto. O ciclo de vida adotado descreve os critérios de entrada e saída para cada fase.

Uma fase só pode começar se seus critérios de entrada no estágio forem atendidos. Portanto, sem um modelo de ciclo de vida de software, os critérios de entrada e saída de um estágio não podem ser realizados. 

Sem o ciclo de vida de software, torna-se difícil para os gerentes de projeto de software monitorar o andamento do projeto.

Etapas básicas do ciclo de vida

Análise de requisitos

A análise de requisitos é o estágio mais importante e necessário no  “CV”.

O planejamento dos requisitos de garantia da qualidade e a identificação dos riscos associados aos projetos também são realizados nesta etapa.

Antes de criar um produto, um entendimento ou conhecimento básico do que será o produto é muito necessário.

Definição

Uma vez feita a análise de requisitos, a próxima etapa é certamente representar e documentar os requisitos do software e ter o aceite pelas partes interessadas no projeto.

Isso é realizado por meio do registro de documentação que contém todos os requisitos do produto a serem construídos e desenvolvidos durante o ciclo de vida do projeto.

Design

Essa etapa é a junção da análise e definição. Ela modela todas as informações adquiridas nas fases anteriores para viabilizar o projeto.

Codificação

Nesta fase do “CV”, o desenvolvimento real começa e a programação é construída. A implementação do design começa com a escrita do código. Os desenvolvedores devem seguir as diretrizes de codificação descritas por suas ferramentas de gerenciamento e programação.

Teste

Depois que o código é gerado, ele é testado em relação aos requisitos para certificar-se de que os produtos estão resolvendo as necessidades abordadas e coletadas durante o estágio de requisitos.

Durante esse estágio, são realizados testes de unidade, de integração, de sistema e de aceitação.

Implantação

Depois que o software é testado e nenhum bug ou erro é declarado, ele é implantado.

Então, com base na avaliação, o software pode ser lançado como está ou com melhorias sugeridas.

Depois que o software é implantado, sua manutenção é iniciada.

Manutenção

Uma vez que, o cliente começa a usar os sistemas desenvolvidos, surgem os problemas reais e os requisitos a serem resolvidos de tempos em tempos.

Este procedimento onde se tomam os cuidados com o produto desenvolvido é conhecido como manutenção.

Alterações no Ciclo de Vida do Protheus

Está claro o que é e qual a importância do ciclo de vida de um software. Vamos falar nas alterações no ciclo de vida do TOTVS Protheus para 2021.

A TOTVS tem um ciclo de vida permanente par ao Protheus visando seu aperfeiçoamento. A principal mudança foi no prazo para atualização e implementação de novas versões e releases incrementais de 6 meses para um ano. Essa mudança passa a valer a partir da versão 12.1.33

A manutenção para as versões posteriores terão garantia de sustentação de 20 meses

É importante estar atento e acompanhar o Ciclo de Vida de versões e releases do ERP TOTVS Protheus, garantindo assim o uso das mais recentes tecnologias e funcionalidades desenvolvidas pela companhia.

Isso é importante tanto para implantação como revitalização do sistema.

Para mais informações sobre ciclo de vida TOTVS Protheus e manter o melhor funcionamento do software para extrair melhor resultado da ferramenta clique aqui e conheça a ALFA.

ALFA Consultoria TOTVS

ALFA Consultoria TOTVS

Desde 2002, a ALFA ERP oferece ao mercado soluções em gestão e tecnologias de ponta para alavancar o crescimento das Pequenas e Médias Empresas.

Conheça a ALFA