Customização do TOTVS Protheus: ERP sob medida para sua empresa

customização do TOTVS Protheus nas empresas

Navegue por tópicos!

Uma das características mais vantajosas de um ERP é a facilidade com que as empresas possam adaptá-lo para sua realidade. Por isso, a customização do TOTVS Protheus é uma oportunidade de ouro para otimizar processos de negócio.

Afinal, quando o TOTVS Protheus é personalizado, ele passa atender aos padrões, controles e objetivos da administração corporativa de maneira generalizada.

As empresas são elementos vivos com necessidades e propostas de negócios específicas. E, por isso, buscam soluções que atendam aos seus métodos de trabalho de forma personalizada. Justamente aí que entra a customização, excelente estratégia para adaptar o sistema de modo a entregar aquele diferencial para o negócio. Assim, é possível contemplar aquele diferencial competitivo exclusivo da empresa da melhor maneira.

Essa facilidade permite que a empresa possa fortalecer negócios por meio de informações precisas e automações de processos.

Dessa forma, ela poderá adicionar recursos estratégicos que muitas vezes não estão disponíveis em nenhum software padrão de mercado.

Por que customizar o ERP TOTVS Protheus?

As empresas necessitam de rapidez e agilidade nas tomadas de decisão, necessárias em seus processos diários. Pontos como:

  • Definições de estratégias de negócios;
  • Trabalhar com dados confiáveis;
  • Lidar com integração de sistemas;
  • Possibilidades de obter informações com velocidade e segurança

Estes são aspectos fundamentais para o crescimento e o ganho de competitividade das empresas.

Por isso, o TOTVS Protheus foi concebido para ser uma ferramenta o mais amigável possível ao usuário. Ele permite realizar customizações que facilitam para as empresas alcançarem seus objetivos de negócio.

Isso permite uma total independência ao estabelecer suas estratégias para organização dos dados, informações e controles da sua empresa.

O que pode ser customizado no TOTVS Protheus?

Os principais pontos que envolvem customização aprofundada estão relacionados aos seguintes fatores básicos:

  • Personalização da plataforma para que atenda às características operacionais e de controles específicos, pois os processamentos padrão já estarão contemplados em sistema ERP como o caso do TOTVS Protheus, que já oferece uma série de recursos bem superiores ao de um sistema comum. Muito embora não contemplem as características mais detalhadas de um negócio, justamente as que possam vir a facilitar gestão e ganhos de produtividade.
  • Segurança dos dados e informações, porque a customização do TOTVS Protheus não pode deixar de lado a integridade dos dados e a interação com as áreas que alimentam e produzem dados para o sistema, permitindo que seja um elemento centralizador, de qualidade para os negócios. A customização tem de contemplar os processos de controles e diretrizes definidas pela empresa, para assegurar o tratamento adequado dos dados, conforme as políticas de segurança e de boas práticas de governança da empresa.
  • Capacitar as equipes para o ingresso na transformação digital corporativa tão necessária para a sobrevivência e crescimento dos negócios. Com esse aspecto, é possível desenvolver times que executem tarefas com maior valor agregado para os resultados e que possam trazer uma contribuição intelectual e ganhos de produtividade para a empresa, que apresentará saltos de qualidade e ganhos de mercado.

Aqui vale destacar uma diferenciação importante. Customização do ERP é uma coisa, parametrização do ERP é outra completamente diferente.

Por um lado, a customização busca adaptar novas funcionalidades ao ERP, seja nas extração de dados, melhoria de processos ou os processamentos de integrações.

Já a parametrização, envolve as definições de condições de processamento das tarefas e atividades que serão processadas, conforme suas definições de programação no sistema.

Ganhos da empresa quando opta pela customização do TOTVS Protheus

A customização do TOTVS Protheus é, portanto, uma ótima inciativa e recurso que as empresas têm para adaptar a operacionalização do sistema aos seus objetivos. Desse modo, o trabalho fica mais eficiente e os resultados com foco no crescimento dos negócios.

Segundo a Confederação Nacional da Indústria (CNI), mais da metade das indústrias do país ainda não estão com seus processos automatizados, isto é, 14 de 24 setores da economia brasileira.

Veja 8 indicadores de performance do TOTVS Protheus

Suporte TOTVS Protheus: agilidade no atendimento e qualidade de serviço

Por outro lado, o Índice de Automação do Mercado Brasileiro 2020 – que se dedica à mensuração do patamar de automação de empresas de serviços, comércio ou indústria expõe que o crescimento entre 2019 e 2020 foi de 3%; com os setores de serviços e comércio em destaque.

Nesse contexto, a opção pela customização é fundamental para obter vantagens competitivas e desenvolvimento das organizações, reduzindo problemas de uso da tecnologia em suas atividades.

O que as customizações do ERP possibilitam aos negócios?

Portanto, TOTVS Protheus representa um ganho considerável para as corporações, pois permite customizar diversos controles de uma empresa.

A customização do TOTVS Protheus permite:

  • Ampliar ganhos de produtividade em processos;
  • Automatização de tarefas;
  • Autonomia das equipes na busca de informações e formação de estratégias pela gestão.

Além de personalizar o sistema para as necessidades da empresa, a customização aumenta o interesse dos colaboradores em participar das contribuições e operação do sistema.

Com isso, passam a ter maior compromisso com tarefas importantes e que agreguem valor, gerando ganhos para a empresa e agregando seus conhecimentos pessoais, com ampliação de suas visões e, afinal, participando de um processo de qualificação e de desafio constante rumo à melhoria contínua.

A customização do TOTVS Protheus representa uma vantagem interessante ainda, ao produzir retorno do investimento realizado no sistema com muito mais rapidez.

Ao mesmo tempo, elimina conflitos internos de solicitações à área de TI para desenvolvimento de melhorias em processos sistêmicos e de informações, liberando a equipe técnica para inovações digitais importantes para o negócio.

A customização do TOTVS Protheus tem a vantagem adicional de integrar essa ferramenta a outros sistemas de controles acessórias, que acabam eliminando riscos de retrabalho e de perda da integridade dos dados.

Outra vantagem expressiva da customização do TOTVS Protheus está relacionada à definição de sua política de acesso da empresa e de liberação por perfis de alçada específicos de cada área, ou seja, ganho de segurança muito importante.

Quais são as dificuldades quando não se recorre à customização do TOTVS Protheus

As empresas que não utilizarem o recurso de customização do TOTVS Protheus poderão se deparar com algumas dificuldades em seus processos operacionais e de gestão, por não realizar a personalização de necessidades, impedindo de ganhos em eficiência e resultados.

A seguir, exemplificamos os impactos da falta de customização do TOTVS Protheus:

  • Não conseguir gerar informações em tempo adequado, por não ter um sistema que contemple as necessidades e características do negócio; assim, obrigando usuários a ter trabalho complementar e riscos de informações sendo extraídas com erros;
  • Não personalizar relatórios por continuar a trabalhar com os relatórios-padrão que o sistema tem e que não preveem os detalhes específicos de necessidades de acompanhamento da empresa;
  • Maior tempo gasto com análises de dados, reduzindo assim a produtividade e com riscos de uso incorreto das informações;
  • Não considerar a integração de sistemas acessórios e exigir que sejam processadas interfaces extrassistemas, com riscos de erros e dados não migrados, comprometendo as análises realizadas;
  • Demandas maiores para posterior customização não solicitada e que estejam impactando diretamente na produtividade das equipes, gerando, inclusive, custos adicionais e prazos mais extensos para a conclusão dessas customizações;
  • Não aproveitar as já mencionadas vantagens para as operações e gestão, as quais poderão ter um sistema que trabalhe a seu favor com maior objetividade e menor esforço, gerando resultados mais confiáveis e adequados ao modelo de gestão e governança, praticado na empresa;
  • Recorrer mais vezes à consultoria para avaliações de dados e dúvidas em processamentos;
  • Menor possibilidade de identificar melhorias em processos, devido as equipes não se envolver na concepção da extração de dados e  poder compreender a lógica de processamento dos dados, trazendo, assim, perdas em competitividade para a empresa por não melhorar seus processos em tempo hábil.

O que customizar no TOTVS Protheus

A customização de TOTVS Protheus envolve tanto as atividades de processos operacionais e administrativos como a melhoria das informações de relatórios, adaptando-se às necessidades de cada empresa. Desse modo, poderão ser mais facilmente emitidos e utilizados.

  • Integrar (conectar) dois ou mais sistemas no ERP TOTVS para evitar redundância de informações. Por exemplo, um cliente preenche um formulário no site e vai para a base do exact sales. Contudo, a empresa quer que já vai para o ERP para emitir uma proposta. Customizamos para integrar e o lead/cliente caia direto no ERP. Isso gera ganho de produtividade e evita redundância de informações;
  • Desenvolver relatórios específicos;
  • Fazer cálculos e fomulas complexas para compor preço de venda, geração de comissão;
  • Desenvolver um processo especifico, ou um módulo especifico de acordo com a regra de negócio da empresa;
  • Desenvolver qualquer funcionalidade nova, ou seja, que não esteja acessível no ERP padrão.

É possível customizar vários processos do sistema, permitindo, então, que se torne uma versão específica de propriedade da empresa. Tudo isso, respeitando-se a identidade de modelo organizacional e de gestão.

A prioridade é que se efetue a customização do TOTVS Protheus para os principais sistemas como aqueles relacionados às áreas de:

  • Compras;
  • Comercial;
  • Financeira;
  • Estoques;
  • Contabilidade;
  • Planejamento;
  • Controle de produção;
  • Controle fiscal.

Criar relatórios e condições de geração de novas informações, assim como integração entre sistemas acessórios se tratam de etapa importante de transformação para a empresa que faça a opção pela customização do TOTVS Protheus.

Inclusive, a customização do sistema pode ser feita com o objetivo de facilitar a gestão e fortalecer os controles. Dessa forma, uma consultoria de qualidade pode ajudar a empresa nessa tarefa, ampliando as possibilidades de customização e ganhos.

Qual importância de consultoria na customização do TOTVS Protheus

Recorrer a uma consultoria na customização do TOTVS Protheus permite que a empresa obtenha ganhos consideráveis para possibilitar o uso do sistema de gestão integrada.

O trabalho de uma consultoria de qualidade envolve:

  • Levantamento dos processos;
  • Identificação dos pontos de riscos e melhorias;
  • Implementação da solução para a empresa, em linhas gerais.

Contudo, mesmo após esse processo, é mantido um atendimento de back office e suporte técnico, que mantêm a empresa com tranquilidade e segurança para operacionalizar e recorrer a essa equipe, em caso de necessidades de avaliações e propostas de soluções cabíveis.

A parceria com uma consultoria especializada e de qualidade passa a ser critério fundamental para que o sucesso do projeto de customização do sistema seja vitorioso e os resultados superem as expectativas. Isto é, trazendo maior segurança e resultados superiores para a empresa.

A consultoria pode identificar aspectos técnicos que demandem melhorias em processos operacionais do sistema e que possam ser corrigidos assertivamente.

Um aspecto importante e até mesmo fundamental de uma consultoria qualificada é que o treinamento das equipes usuárias e da própria alta administração possa ser efetuado de maneira segura e adequada.

Assim, proporcionando a melhor qualidade de profissionais que utilizarão com a maior eficácia todos os recursos que o sistema oferece, com ganhos consideráveis para a empresa.

Por ser um sistema integrado e complexo, a consultoria é fundamental na implementação e customização do TOTVS Protheus e não pode ser desconsiderada em um pacote de migração para um sistema desse tipo.

Faça uma avaliação e pesquise bem a parceria que melhor atender às necessidades do negócio e terá muito sucesso nesse processo.

Quais prazos para o processo de customização estar concluído[MN1] [TV2] 

A customização do TOTVS Protheus pode variar de prazo, pois depende das necessidades e demandas dos usuários, assim como da complexidade de informações e processos que deverão ser envolvidos. Para se ter uma vaga ideia, há prazos de duas horas até dois anos, por exemplo.

Porém, toda a definição em relação ao deadline está relacionada à capacidade que a consultoria tem em buscar soluções para as exigências de customização, assim como à disponibilidade dos usuários em efetuar testes e avaliações desde o desenvolvimento das soluções, até suas implementações.

Posteriormente, os prazos de testes para verificar a correta solução têm de ser considerados nessa estimativa.

Assim, é muito difícil estimar prazos de solução até a implementação da customização. Isso ocorre somente com base em solicitações e desenvolvimento da customização necessária.

Basicamente, o processo de customização envolve:

  • Identificação da necessidade do usuário;
  • Solicitação à consultoria;
  • Análise das possibilidades;
  • Estimativa de conclusão;
  • Disponibilidade da alteração para testes e do acordo do usuário.

Por que escolher ALFA ERP para conduzir processo de customização do TOTVS ERP na sua empresa

A ALFA ERP está consolidada como uma excelente consultora de implementação e customização de TOTVS Protheus, atuando nesse mercado de soluções de sistemas de gestão integrada há bastante tempo e desenvolvendo parcerias duradouras e de muito retorno para as empresas que trabalham conosco.

Sua estrutura técnica oferece qualificação e treinamentos contínuos para que possa atender com a mais alta qualidade e performance, diferenciais significativos para garantir o sucesso de qualquer parceria.

Podemos auxiliar sua empresa a buscar novos modelos de atuação com o uso do sistema de gestão integrada e conseguir a melhoria de seus resultados de maneira assertiva e segura.

Considerações finais

Efetuar uma customização do TOTVS Protheus de qualidade passa por contar com uma consultoria qualificada, para não correr riscos de frustrações pelos resultados apresentados, e tampouco custos adicionais.

Essa consultoria deve contar com uma equipe de apoio técnico e toda uma estrutura de produção e análise que possa oferecer condições adequadas para atender às empresas tempestivamente. E então, a partir daí, formar uma parceria duradoura e de sucesso. Esse é o caso da Alfa ERP, qualificada para assessorar sua empresa na melhor implementação de um processo de customização TOTVS Protheus.

ALFA Consultoria TOTVS

ALFA Consultoria TOTVS

Desde 2002, a ALFA ERP oferece ao mercado soluções em gestão e tecnologias de ponta para alavancar o crescimento das Pequenas e Médias Empresas.

Conheça a ALFA