Metodologia Ágil aplicada ao Suporte TOTVS Protheus

Metodologia Ágil aplicada ao Suporte TOTVS Protheus

Navegue por tópicos!

Metodologias ágeis aplicadas ao suporte TOTVS visa agregar valor para o cliente entregando o produto ideal e de maneira rápida, através de entregas frequentes de novas funcionalidades e feedback contínuo.

O que é Metodologia Ágil?

A metodologia ágil é a busca por maior rapidez na conclusão da tarefa e de processos. É uma metodologia que rege o fluxo de trabalho para ser ágil e flexível, com menos obstáculos e constantemente revisado.

Busca, portanto, otimizar os fluxos de trabalho melhorando a produtividade do projeto em questão visando o sucesso do cliente, desde a definição do projeto até sua entrega.

No desenvolvimento de software, por exemplo, ao aplicar a essa metodologia, de ser desenvolvido e entregue em ciclos curtos, nos quais os serviços a serem fornecidos pelo software, já identificados previamente, são priorizados a cada entrega, fornecendo um subconjunto de funcionalidades do software ao cliente, o que confere uma natureza contínua ao desenvolvimento.

A metodologia ágil assume que haverão mudanças e erros no projeto, mais cedo ou mais tarde, isso permite um melhor gerenciamento das mudanças e correção dos erros. Ao contrário de metodologias tradicionais, que demandam muito tempo para entregar algo para o cliente, a agilidade visa entregas rápidas e continuas de pedaços funcionais do produto final.

4 pilares da Metodologia Ágil

O Manifesto Ágil criado em 2001 por 17 profissionais da área de desenvolvimento de software que já praticavam métodos ágeis como XP, DSDM, SCRUM, FDD, define quais são os princípios essenciais para o desenvolvimento e aplicação da Metodologia Ágil.

É composto por 4 pilares fundamentais e 12 princípios que servem como guia. Os 4 pilares são:

  • Valorização de indivíduos e interações mais do que processos e ferramentas; 
  • Software em funcionamento mais do que documentação abrangente; 
  • Colaboração com o cliente mais do que negociação de contratos; 
  • Respostas às mudanças mais do que seguir um plano.

O primeiro valor fundamental prioriza o trabalho em conjunto e boa comunicação. Não devemos perder de vista que os trabalhos ligados a TI são atividades essencialmente humanas, portanto, a qualidade da interação entre as pessoas é vital. A parte não humana do processo, as ferramentas também são importantes, mas o desenvolvimento de um software depende mais da equipe do que das ferramentas.

O segundo pilar mostra a importância da documentação como recurso para desenvolvedores ou usuários. Porém, o objetivo principal é entregar valor e funcionalidade para o cliente e apenas documentação extensa.

O pilar número três ressalta a colaboração entre cliente e prestador de serviço através de uma comunicação clara e contínua. Ouvir atentamente aos feedbacks melhora o entendimento de todas as partes interessadas.

O último, e aqui não existe uma classificação de importância, o quarto pilar trabalha a flexibilidade do projeto. Mudanças e coisas demandas inesperadas podem surgir no decorrer do desenvolvimento e, com isso em mente, as adaptações são feitas de maneira rápida e pontual.

Apesar de, as metodologias ágeis terem sido desenvolvidas para aplicação em times e projetos pequenos e focadas para desenvolvimento de software, os benefícios e potencial demonstrados por esse método o torna atraente para fora desse contexto sendo aplicado em outras realidades. 

Os 12 princípios da Metodologia Ágil

  • Priorizar e satisfazer o cliente por meio da entrega antecipada e contínua de software valioso.
  • Receber bem as mudanças de requisitos, mesmo no final do desenvolvimento. Os processos ágeis aproveitam a mudança para uma vantagem competitiva do cliente.
  • Entrega de software funcional com frequência, de algumas semanas a alguns meses, preferencialmente com escala de tempo menor.
  • Empresários e desenvolvedores (contratantes e prestador de serviço) devem trabalhar juntos diariamente ao longo do projeto.
  • Construa projetos em torno de indivíduos motivados. Dê-lhes o ambiente e o suporte de que precisam e confie neles para fazer o trabalho.
  • O método mais eficiente e eficaz de transmitir informações para e dentro de uma equipe de desenvolvimento é a conversa face a face.
  • O software funcional é a principal medida de progresso.
  • Processos ágeis promovem o desenvolvimento sustentável. Os patrocinadores, desenvolvedores e usuários devem conseguir manter um ritmo constante.
  • A atenção contínua à excelência técnica e ao bom design aumenta a agilidade.
  • Simplicidade – a arte de maximizar a quantidade de trabalho não realizado – é essencial.
  • As melhores arquiteturas, requisitos e designs surgem de equipes auto-organizadas.
  • Em intervalos regulares, a equipe reflete sobre como se tornar mais eficaz e, em seguida, sintoniza e ajusta seu comportamento de acordo.

Benefícios de se ter parceiros ágeis

Percebe-se que a implantação dos pilares e princípios das Metodologias Ágeis é ter o foco no cliente e na melhoria contínua dos processos para manter o desenvolvimento do projeto em andamento e em entrega constante. Isso são boas caracterizaras em qualquer parceria.

Metodologias ágeis aplicada ao suporte TOTVS visa agregar valor para o cliente entregando o produto ideal e de maneira rápida, através de entregas frequentes de novas funcionalidades e feedback continuo.

Colaboração

Um ponto de destaque de se trabalhar com parceiros ágeis é a colaboração durante o processo, é a interação e revisão constante durante tudo. Ao contrário das metodologias tradicionais que são burocráticas e altamente formais, o processo colaborativo permite mais rapidez e clareza nas trocas de informações.

Entrega rápida

Enquanto modelos tradicionais operam com ciclo de vida de um produto – contrato, desenvolvimento total do produto, entrega – para depois realizar ajustes necessários, os agilistas trabalham com sistema evolucionário de entrega o que permite ao cliente ter acesso a seções do produto final já em funcionamento e caso necessário aponte melhorias.

Teste constante

Isso se reflete no teste continuo. As metodologias ágeis têm pressa em errar, errando rápido o problema é identificado e corrigido rápido. Assim, o acerto é buscado em etapas curtas e em constante fase de testes.

Suporte TOTVS baseado Metodologia Ágil

A ALFA TOTVS tem em seu core as metodologias ágeis e primam por processos e capacitação profissional para elas serem aplicadas de modo a garantir a qualidade do suporte TOTVS, o sucesso e crescimento do cliente através da colaboração, entrega rápida e teste constante.

O foco é sempre agregar valor através de um mapeamento minucioso dos processos com o cliente para identificação de gargalos dos setores envolvidos, oferecer soluções que facilitem o trabalho e fluxo de informação.

A Consultoria TOTVS ALFA conta com profissionais qualificados e habilitados para gerir a implantação e suporte TOTVS. Por conta disso, a ALFA desenvolveu expertise que permite a migração do ERP entre trinta e quarenta e cinco dias.  O suporte TOTVS pode operar desde a aquisição até a necessidade de expansão ou atualização, otimizando os recursos oferecidos pela ferramenta.

ALFA Consultoria TOTVS

ALFA Consultoria TOTVS

Desde 2002, a ALFA ERP oferece ao mercado soluções em gestão e tecnologias de ponta para alavancar o crescimento das Pequenas e Médias Empresas.

Conheça a ALFA